Desde junho de 2020, o MAX acumula 400 encomendas, em comparação com as 70 recebidas pela família Airbus A320neo, mas o desafio para a Boeing ainda é grande para chegar nos números de seu principal concorrente.
De acordo com Lance Hooks, analista de mercado de aviação da Cirium, tem havido uma tendência crescente para que as companhias aéreas e locadoras aproveitem os atuais esquemas de preços, nos quais as aeronaves da Boeing são oferecidas a um valor significativamente menor do que as da Airbus. Uma medida compreensível da fabricante norte-americano, que busca se recuperar após os desafios que foram apresentados com o MAX, e agora, o impacto da COVID 19.
De junho de 2020 até hoje, a Boeing tem avançado com as vendas do modelo, que incluem 134 MAX 7 e MAX 8 com opções para mais 155 à Southwest Airlines; 75 MAX 8 à Ryanair; 36 MAX 9 à Alaska Airlines e opções para 15 mais; 24 MAX 8 para a 777 Partners com direitos de compra por 60 adicionais; quinze MAX 8 para a Dubai Aerospace Enterprise (DAE), quatorze MAX 8 à SMBC Aviation Capital e quatro MAX 8 à Enter Air.
De qualquer forma, no acumulado, o modelo americano tem 4.453 pedidos em aberto contra 7.400 da família Airbus 320neo. Desde que o Boeing 737 MAX foi aterrado, ele perdeu quase 1.000 pedidos.
Cancelamentos
O número de cancelamentos entre 2019 e 2021 também influencia na produção de novos pedidos. A estabilidade da carteira do A320neo torna difícil uma compra com entrega relativamente rápida, enquanto os buracos na fila da Boeing podem ser preenchidos facilmente e os pedidos grandes têm datas de entrega mais próximas.
É por isso que ambos os fabricantes pressionam por aumentos em suas taxas de produção para aeronaves de corredor único, já que uma carteira maior significa menos flexibilidade, necessária quando o setor passa por mudanças repentinas.
Voos programados com o MAX
Segundo dados obtidos pela Aviacionline por meio da Cirium, neste mês foram programados mais de 24 mil voos do modelo americano em 19 companhias aéreas. A Southwest Airlines, a maior operadora, tem 8.400 voos regulares, seguida pela American Airlines com 4.265 e, para fechar o pódio, a United Airlines terá 3.156 voos com o MAX 9.
Na região da América Latina e Caribe, para junho, a GOL Airlines tem 1.212 voos programados, a Copa Airlines 1.041, a AeroMexico tem 840 voos, 180 tem a Cayman Airways e 60 a Aerolíneas Argentinas.
Os próximos meses serão chave para que a Boeing busque novos pedidos para seu carro-chefe em meio a uma retomada do futuro pós-pandemia.
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