O Open Banking teve a sua segunda fase iniciada nesta sexta-feira (13). São mais de 100 instituições financeiras participantes. Os 11 maiores bancos foram obrigados a entrar na iniciativa, os demais optaram integrar o sistema de forma espontânea.
De acordo com o diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Damaso, todo o processo de compartilhamento de dados vai ocorrer com total segurança nas operações.
“O cliente de produtos de serviços financeiros é que vai autorizar o compartilhamento de suas informações, por quanto tempo elas poderão ser compartilhadas e quando essas informações deixarão de ser compartilhadas. O Open Banking foi feito seguindo os melhores padrões de segurança da informação”, destacou o diretor.
Os consumidores vão entrar na base de dados de forma escalonada. Inicialmente o sistema vai funcionar apenas em dias úteis, das 8h às 18h.
Neste primeiro momento, apenas 0,1% da base de clientes das instituições vão poder compartilhar seus dados. O percentual vai aumentar gradativamente até outubro, quando 100% dos consumidores do sistema financeiro terão a plataforma a disposição.
O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, João André Pereira, reafirmou a segurança nas operações com foco no cliente.
“Tudo gira em torno da confiança e da credibilidade no sistema financeiro. Estamos trazendo o conceito que o consumidor está no centro e, quando ele começar um novo relacionamento com alguma instituição participante, não começará do zero, é a viabilização da mobilidade digital”, afirmou.
Sistema Open Banking
O open banking é uma plataforma supervisionada pelo Banco Central que vai permitir que os clientes compartilhem, sob autorização, dados pessoais com bancos e fintechs para receber melhores ofertas de produtos e serviços, como taxas de juros menores para empréstimos, por exemplo.
De acordo com o BC, o compartilhamento das informações só poderá ser feito com a autorização do cliente e se for informada a finalidade e o prazo de uso dos dados. O usuário também tem direito de cancelar esse consentimento a qualquer momento e em qualquer instituição financeira pela internet.
O sistema vai ser totalmente operacionalizado a partir de 15 de dezembro deste ano.
Você pretende liberar o compartilhamento das suas informações com os bancos? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Banco Central garante que a operação do Open Banking é segura - Tudocelular.com
Read More
No comments:
Post a Comment