O dólar comercial fechou esta segunda-feira (28) em alta, após oito dias seguidos em queda. A moeda subiu 0,53%, cotada a R$ 4,773 na venda. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), interrompeu uma sequência de oito altas, encerrando o dia com desvalorização de 0,29%, puxada pelas ações da Petrobras.
Os papéis da petroleira estatal, que têm forte peso no Ibovespa, já operavam em queda ao longo do dia, com o recuo nas cotações do petróleo. Pouco antes do fechamento da Bolsa, a queda se aprofundou, após notícias de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu demitir o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna. No final da sessão, as ações da empresa fecharam em queda de quase 3%.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
No cenário externo, apesar de autoridades ucranianas minimizarem as chances de um grande avanço nas negociações, a retomada das conversas presenciais entre Kiev e Moscou é um sinal de mudanças nos bastidores, à medida que a invasão da Rússia enfrenta dificuldades. O último encontro frente a frente foi em 10 de março.
As informações sobre o início da reunião, que ocorrerá na Turquia, ainda estavam desencontradas, mas o Kremlin afirmou que ela não deve começar até terça-feira.
Bolsa encerra sequência de altas
"Dadas as altas recentes do Ibovespa, o mercado está ensaiando uma correção", diz Bruna Marcelino, estrategista-chefe da Necton Investimentos, lembrando que o índice fechou quase estável na última sessão.
Na sexta-feira (25), o Ibovespa encerrou o pregão em alta, mas bem próximo da estabilidade, com contraponto entre um alívio na curva de juros local e uma queda de ações de commodities. Os juros futuros tinham sessão mais comportada nesta segunda-feira, apontando para uma leve queda nos contratos de médio prazo.
A ação com a maior alta do dia foi a Minerva (BEEF3), com alta de 4,26% —que acompanhou o saldo positivo de frigoríficos no geral. O maior destaque negativo ficou com a Locaweb (LWSA3), que teve perda de 4,27%.
*Com Reuters
Dólar sobe a R$ 4,773, após 8 quedas; Bolsa recua, puxada por Petrobras - UOL Economia
Read More
No comments:
Post a Comment