Rechercher dans ce blog

Thursday, June 23, 2022

Preço da gasolina estava há quase 2 meses sem reajuste - Seu Crédito Digital

Antes do aumento no valor que ocorre na última sexta-feira (17), o último reajuste no preço da gasolina havia ocorrido no dia 10 de março.

Tempo estimado de leitura: 3 minutes

Na última sexta-feira (17), a Petrobras anunciou um novo reajuste no preço dos combustíveis. Entretanto, todo o mercado já esperava a alta, não apenas no preço da gasolina, mas também no diesel. Isso se deu por conta da pressão internacional e as ameaças de desabastecimento. O Brasil estava há mais de 50 dias sem sofrer com um reajuste no preço da gasolina.

Último reajuste no preço da gasolina tinha ocorrido em março

Em suma, o último reajuste no valor da gasolina havia ocorrido no dia 10 de março, e passou a valer no dia seguinte. Na ocasião, a alta foi de 18,7%, duas semanas após a Rússia invadir a Ucrânia. Esse conflito pressiona o preço do petróleo há meses.

E assim, foram 95 dias sem alterar o preço. Esse foi o maior período sem mudanças desde 2016, quando foi instituída a política de paridade internacional dos preços. A informação é resultado de um levantamento feito pela Abicom a pedido da CNN.

Sugestões para você

A política de preço da gasolina foi instituída em setembro de 2016. E logo depois, em outubro, o primeiro reajuste baseado nos preços internacionais rompia um período de 166 dias sem mudanças no valor da gasolina.

Reajustes da Petrobras

Em relação a 2021 e 2022, o maior período sem reajuste no preço da gasolina tinha sido de 58 dias. E provavelmente, não deve mais durar tanto tempo, já que José Mauro Coelho, atual presidente da Petrobras, e os seus executivos, defendem a política de equiparação internacional criada no governo Temer.

Ademais, a possível crise mundial do combustível, que pode ocorrer devido à guerra na Ucrânia, pode fazer com que o reajuste no preço da gasolina e do diesel seja ainda maior. O argumento para a alta no preço é de que as distribuidoras do Brasil não conseguiram importar o combustível com uma diferença tão grande.

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, a Abicom, a defasagem chegava a 16% do preço do diesel, ou R$ 0,95. Na leitura dos especialistas, tanto o preço da gasolina no exterior, quanto do diesel, tendem a subir ainda mais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

Adblock test (Why?)


Preço da gasolina estava há quase 2 meses sem reajuste - Seu Crédito Digital
Read More

No comments:

Post a Comment

Petrobras anuncia redução de 2% do preço do gás natural para as distribuidoras - G1

1 de 1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Fot...