Rechercher dans ce blog

Tuesday, August 2, 2022

Empréstimo do Auxílio Brasil já tem data para liberação; veja anúncio do Ministro da Cidadania - Ache Concursos

Foi aprovado no Congresso Nacional em julho a Medida Provisória que amplia a margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e libera a contratação do empréstimo para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil.

A MPV nº 1.106 foi aprovada no Plenário do Senado Federal no dia 7 de julho e encaminhada para sanção do presidente Jair Bolsonaro no dia 14 de julho. A sanção presidencial é a etapa final para que a medida comece a valer.

Isso porque mesmo aprovado na Câmara e no Senado, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda depende da regulamentação do governo para ficar disponível para as famílias.

Em entrevista ao programa Live JR, da TV Record, na última sexta-feira (29) o ministro da Cidadania Ronaldo Bento confirmou que o presidente Bolsonaro deve sancionar a medida provisória do empréstimo consignado ainda nesta primeira semana de agosto.

Empréstimo do Auxílio Brasil tem data para começar?

De acordo com o ministro da Cidadania, a contratação do empréstimo do Auxílio Brasil deve começar ainda neste mês de agosto. A medida provisória que institui o benefício foi recebida pela Secretaria-Geral da Presidência no dia 14 de julho e possui o prazo de 15 dias para ser sancionada, ou seja, o prazo se encerra nesta próxima quarta-feira, 3 de agosto.

Passado esse período, se a matéria não for aprovada pelo presidente da República ela recebe a sanção tácita (automática). Contudo, a expectativa é que Bolsonaro assine a MPV ainda dentro deste prazo e que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil seja liberado ainda em agosto.

"A previsão é que na semana que vem o presidente Jair Bolsonaro esteja sancionando a lei que garante o consignado para as famílias em situação de vulnerabilidade social, editando também um decreto regulamentando essas medidas para que já no mês de agosto esteja disponível nas instituições financeiras para que as famílias possam fazer o empréstimo consignado. Então nosso planejamento é para que o presidente a partir de semana que vem faça a sanção dessa lei", afirmou o ministro Bento.

Segundo o chefe da pasta da Cidadania, a modalidade de empréstimo consignado do Auxílio Brasil vai contribuir com a educação financeira das famílias beneficiadas pelo programa, uma vez que elas não precisarão buscar o dinheiro no mercado informal. "Várias dessas famílias já estão endividadas, mas sem acesso ao mercado formal. Então elas acabam recorrendo ao mercado informal para pegar esses empréstimos, sendo submetidas a taxa de juros escorchantes que a gente vê sendo praticada pelo mercado paralelo de empréstimo", concluiu.

Bancos já estão fazendo o consignado do Auxílio Brasil?

Ainda não existem instituições financeiras oferecendo a contratação do empréstimo consignado para as famílias do Auxílio Brasil. Os principais bancos do país ainda aguardam pela sanção e pela regulamentação de condições como a margem de desconto em folha, taxas de juros e outras questões operacionais para começar a oferta do crédito.

O Banco do Brasil comunicou que já "analisa a possibilidade de operar a linha, que ainda depende da regulamentação das condições negociais". Já a Caixa Econômica Federal informou que "aguarda regulamentação a ser publicada pelo Ministério da Cidadania sobre as condições e requisitos do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil".

Recentemente, o Banco PAN passou a realizar um pré-cadastro para os beneficiários do Auxílio Brasil. A inscrição tem como objetivo analisar a renda e o histórico para permitir a liberação do crédito consignado assim que forem divulgadas regras.

O procedimento é apenas uma etapa que antecede a contratação, ou seja, ainda não é possível solicitar o empréstimo.

Adblock test (Why?)


Empréstimo do Auxílio Brasil já tem data para liberação; veja anúncio do Ministro da Cidadania - Ache Concursos
Read More

No comments:

Post a Comment

Petrobras anuncia redução de 2% do preço do gás natural para as distribuidoras - G1

1 de 1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Fot...