Rechercher dans ce blog

Saturday, November 26, 2022

Após derrota de Bolsonaro, Caixa corta empréstimo consignado do Auxilio Brasil - Seu Crédito Digital

Após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições, o consignado do Auxílio Brasil está passando por algumas mudanças, confira.

O consignado do Auxílio Brasil não está mais sendo liberado após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. A Caixa Econômica Federal também cortou outras modalidades de empréstimos que estavam sendo concedidas para clientes com grande risco de inadimplência.

É importante ressaltar que o banco não informou modificações no consignado do Auxílio – modalidade que teve criação após o primeiro turno das eleições. Entretanto, segundo informações internas do banco, houve um corte maciço na liberação das quantias. 

A instituição mandou um comunicado interno no dia 14 de novembro para agências e correspondentes bancários. No aviso constava uma lista atualizada de pessoas impossibilitadas de solicitar o consignado do Auxílio. A nova lista restringiu radicalmente a liberação de novos créditos.

Crédito consignado do Auxílio Brasil

Segundo um funcionário da Caixa, que optou pela não identificação, no período eleitoral eram concedidos cerca de 30 consignados por dia – poucos eram negados. Atualmente, a maioria dos pedidos estão sendo negados. O profissional disse ainda que desde 14 de novembro nenhuma pessoa foi aprovada na agência em que ele trabalha. 

Além das modificações no consignado do Auxílio, até três linhas de crédito que eram antigas também foram suspensas após a derrota de Bolsonaro, sem motivo algum. No dia 9 de novembro, as agências foram notificadas que a modalidade foi interrompida por tempo indeterminado. 

A medida foi anunciada após uma queda geral do sistema do banco que atingiu agências e lotéricas em todo o Brasil. A Caixa negou que os eventos estejam relacionados, e disse que  “a concessão de crédito cumpre critérios internos de governança, baseados no contexto de mercado, no monitoramento de seus produtos e nas estratégias do banco”.

Houve uma liberação em massa durante as eleições?

O consignado do Auxílio Brasil teve criação através de uma medida provisória de Bolsonaro que foi aprovada pelo Congresso em julho. A liberação dos empréstimos começou nove dias após o primeiro turno das eleições. A medida oferece desconto automático de até 40% da quantia recebida pelo Auxílio Brasil para quitar o crédito. 

A Caixa é o única instituição financeira de grande porte que está autorizado a conceder o consignado para os brasileiros. No início do programa, poucos pedidos do consignado eram negados, entretanto, do dia 11 a 13 de outubro, o banco liberou cerca de R$ 1,8 bilhão para 700 mil beneficiários do Auxílio Brasil. 

Suspensão do consignado

A grande quantia chamou a atenção do Ministério Público e do TCU (Tribunal de Contas da União), que optou por interromper o consignado. Em 1º de novembro, a instituição suspendeu temporariamente a análise de novos pedidos indicando processamento na folha de pagamento do Auxílio Brasil.

Desde então, quando algumas pessoas consultam os sistemas do banco, aparece uma mensagem padrão informando que o usuário foi incluído na lista de restrição em 14 de novembro e não pode solicitar o empréstimo

Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock.com

Adblock test (Why?)


Após derrota de Bolsonaro, Caixa corta empréstimo consignado do Auxilio Brasil - Seu Crédito Digital
Read More

No comments:

Post a Comment

Petrobras anuncia redução de 2% do preço do gás natural para as distribuidoras - G1

1 de 1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Fot...