Relembre frases controversas do ministro da Economia, Paulo Guedes, em seus quatro anos no cargo.
Não queremos a chinesada
Não queremos a 'chinesada' entrando aqui, quebrando nossas fábricas. Queremos uma coisa moderada. Baixei o IPI em 35%. Vamos acabar com o IPI. O IPI é um imposto de desindustrialização em massa. Está destruindo o Brasil há 40 anos.
Comentário de Guedes em um evento em agosto deste ano, em Passo Fundo (RS)
Servidores parasitas
O governo está quebrado. Gasta 90% da receita toda com salário e é obrigado a dar aumento de salário. O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo. O hospedeiro [governo] está morrendo, o cara [funcionário público] virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático, não dá mais.
Crítica feita em fevereiro de 2020 aos salários dos funcionários públicos.
As pessoas me agradecem
Eu entro no supermercado, as pessoas me agradecem. Às vezes falam: 'Olha, nós rezamos pelo senhor, estamos sentindo o que o senhor está fazendo por nós'. Isso me recompensa mais que qualquer elogio.
Ao comentar rumores sobre sua possível saída do cargo, em março de 2021
Empregadas na Disney
Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada. Mas pera aí. Vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai conhecer o Brasil.
Ao criticar, em fevereiro de 2020, os tempos de dólar baixo no país.
Bolsonaro "roubou menos" que Lula
Eu, se fosse o Bolsonaro, diria: 'Tudo que o Lula fizer, eu faço mais.' Por quê? Porque nós roubamos menos. Nós não roubamos.
Declaração em 27/10, a poucos dias do segundo turno
Tchuthuca
Tchutchuca é a mãe, é a vó.
Resposta de Guedes em 3/4/19, durante sessão de comissão da Câmara que discutia a reforma da Previdência. O então deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que o ministro era "tigrão" com os aposentados, mas "tchutchuca" com a "turma mais privilegiada do país".
Números da fome são mentirosos
A tática política é de barulho: 33 milhões de pessoas passando fome. É mentira, é falso. Não são esses os números.
Em setembro deste ano, ao contestar números sobre fome, mas sem dizer quais seriam os dados corretos
Economia voando
O Brasil está bombando, esses 5,5% [de crescimento] não são brincadeira. Eu acho que a economia está voando. Ela está vindo com força, os juros vão subir um pouco, para tentar frear a inflação, mas as duas coisas são indissociáveis.
Declaração em setembro de 2021
Pobres destroem ambiente
As pessoas pobres destroem o meio ambiente porque precisam comer, elas têm outras preocupações que não são as de pessoas que já destruíram suas florestas. É um problema muito complexo. Não há uma solução simples.
Durante participação no Fórum Econômico em 21 /1/20
Pobres deixam arroz caro
Os mais pobres estão comprando, estão indo ao supermercado, comprando material de construção. Isso na verdade é um sinal de que eles estão melhorando a condição de vida. O preço do arroz está subindo justamente porque eles estão comprando um pouco mais.
Em videoconferência em setembro de 2020
Conta de luz mais cara
Por que nós vamos ter medo agora? Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?
Declaração em 25/8/21 sobre a alta na conta de luz.
Lula, cala a boca
Já ganhou, cala a boca, vai trabalhar, construir um negócio legal. Se fizer menos barulho e trabalhar um pouquinho mais com a cabeça e menos com a mentira, talvez possa ser um bom governo. Só depende de não mentir. E de outras coisas também.
Após vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, ao comentar a PEC da Transição
'Parasita', 'empregada doméstica na Disney': relembre frases de Guedes - UOL Economia
Read More
No comments:
Post a Comment