Rechercher dans ce blog

Wednesday, April 12, 2023

Inflação nos EUA fica abaixo do esperado em março, mas núcleo pressiona Por Investing.com - Investing.com Brasil

Inflação nos EUA fica abaixo do esperado em março, mas núcleo pressiona © Reuters.

Investing.com – A nos Estados Unidos variou 0,1% em março, abaixo do valor esperado de 0,2% e dos 0,4% dos dados revisados do mês anterior. Com isso, a inflação na base anual ficou em 5%, abaixo da projeção de 5,2% e dos 6% anteriores, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira, 12.

Já o dos EUA subiu 0,4% em março, conforme esperado e abaixo dos 0,5% revisados do mês anterior. Na variação anual, o núcleo do IPC atingiu 5,6%, conforme projetado, acima dos 5,5% anteriores. O núcleo do IPC exclui preços voláteis, como commodities e alimentos.

O despencava após a divulgação do dado de inflação nos EUA. Cotada a R$ 4,99 antes do dado, a moeda americana recuava 0,76% a R$ 4,9691 às 09h31.

O apetite ao risco acelerou os índices futuros no Brasil e nos EUA. O passou subir de 1,9% para 2,49% a 109.416 pontos.

Nos EUA, os índices futuros de Wall Street, que operavam mistos antes dos dados de inflação, passaram a subir com força. Os índices Futuros, S&P 500 Futuros, 100 Futuros e Futuros avançavam respectivamente 0,69%, 0,88%, 1,11% e 1,14%.

Números abaixo do esperado para os preços na economia dos EUA significam que se confirma a expectativa de fim de avanço da taxa de juros pelo está próxima do fim. O mercado projeta uma alta terminal de 25 pontos-base na reunião de 3 de maio do Fomc, para 5%-5,25%. Na avaliação dos membros do Fed, e mostrada nas projeções econômicas apresentadas em 22 de março, a tendência é que a taxa permaneça nesse nível elevado por bastante tempo, sem sinalização de afrouxamento.

CONFIRA: Monitor da taxa de juros do Federal Reserve

O índice de março foi o menor aumento mensal desde o período encerrado em maio de 2021, destaca William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue. “Entre os componentes, o índice de habitação continua preocupando e foi de longe o que mais contribuiu para o aumento mensal – 60% do aumento em 12 meses veio do segmento de habitação”.

Ainda que haja uma desaceleração, o núcleo do índice segue forte e está bem acima da meta de 2% ao ano, lembra Claudia Rodrigues, economista do C6 Bank. “Ao observar a composição do núcleo do CPI, notamos que os preços dos bens continuam tendo baixa contribuição na inflação, enquanto a inflação de serviços segue pressionando o índice. A boa notícia é que a inflação de aluguéis começou a perder força, mas serviços em geral devem desacelerar lentamente em razão de um mercado de trabalho aquecido, que puxa os salários acima da produtividade”, afirma Rodrigues.

Adblock test (Why?)


Inflação nos EUA fica abaixo do esperado em março, mas núcleo pressiona Por Investing.com - Investing.com Brasil
Read More

No comments:

Post a Comment

Petrobras anuncia redução de 2% do preço do gás natural para as distribuidoras - G1

1 de 1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Fot...