O dólar comercial encerrou a sessão desta sexta-feira (30) cotado a R$ 4,79, queda de 1,19%.
No mês, o dólar teve queda de 5,59% e, no acumulado do ano, de 9,29%.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), também encerrou a sexta-feira em baixa, de 0,25%, aos 118.087 pontos.
No mês, a Bolsa teve alta de 9%, maior alta mensal desde dezembro de 2020, quando teve alta de 9,3%. No acumulado do ano até agora, a alta foi de 7,61%.
O que aconteceu:
O destaque no fechamento de hoje ficou com as ações da Petrobras. A PETR3 caiu 5,13% enquanto a PETR4 caiu 4,83%, segundo informações da B3.
Hoje, a Petrobras anunciou que irá diminuir o preço médio da gasolina A e do gás de cozinha (GLP) para distribuidoras a partir deste sábado (1º).
Investidores também analisam a fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que anunciou que o governo decidiu adotar uma meta de inflação "contínua" a partir de 2025. O CMN (Conselho Monetário Nacional) optou por manter, em 2026, a mesma meta de 3% já vigente para 2024 e 2025, com 1,5 ponto percentual de tolerância para mais ou para menos.
Haddad pontuou ainda que o horizonte para cumprimento da meta contínua será de 24 meses.
"Investidores avaliaram positivamente tanto a apresentação do Relatório de Inflação, em que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, reiterou a sinalização de corte em agosto presente na ata, (quanto) a decisão do Conselho Monetário Nacional, que manteve a meta em 3,0% em 2025, apenas desvinculando-a do ano calendário, de modo que a meta passará a ser contínua a partir deste ano", avaliou a Guide Investimentos em nota.
Outro destaque no cenário político nacional é a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos.
O destaque internacional para o mercado é a divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos. Números divulgados esta manhã mostraram que os gastos do consumidor do país desaceleraram acentuadamente em maio, enquanto o índice de inflação PCE, o favorito do BC dos EUA para acompanhar a dinâmica de preços, desacelerou em linha com o esperado.
Veja aqui outras projeções e saiba se é hora de comprar dólar para investir ou viajar.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
(Com Reuters)
Dólar fecha semana a R$ 4,79; Bolsa cai e Petrobras têm baixa de 5% - UOL Economia
Read More
No comments:
Post a Comment