A Volkswagen anunciou uma paralisação na produção de três das suas quatro fábricas no Brasil. Apenas a unidade de São Carlos (SP), que produz diferentes modelos de motores, não será afetada. Já as unidades de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) passarão por ajustes de produção nos próximos meses.
Em nota, a Volkswagen justifica a paralisação pela estagnação do mercado. Segundo o chairman da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz, mesmo com o incentivo de R$ 500 milhões liberado pelo governo para estimular a compra de veículos novos, não houve um crescimento tão significativo. Além disso, o adiamento no prazo de inclusão das pessoas jurídicas no desconto do governo reduziu a participação de grandes compradoras, como as locadoras de veículos, freando as compras.
Paralisação não será completa
Embora Seitz não houvesse confirmado as paralisações na produção, reforçou que quando acabassem os descontos a indústria teria problemas com estoques e necessidades de pausas na produção. Diante disso, a Volkswagen já anunciou medidas para contornar a baixa no mercado. Confira as condições de paralisação determinadas para cada uma das fábricas.
Fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR)
Em São José dos Pinhais (PR), onde se fabrica o SUV T-Cross, desde 5 de junho foi estabelecido período de inatividade de dois a cinco meses para um turno de produção. Desde ontem (26), e até sexta-feira (30), o outro turno também ficará suspenso em regime de banco de horas.
Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Já na planta de Taubaté (SP), onde é fabricado o Polo Track, os dois turnos estão interrompidos também ao longo desta semana, de 26 a 30 de junho. A paralisação funcionará da mesma forma que na unidade do Sul, com desconto no banco de horas.
Fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP)
A unidade da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), decretou férias coletivas de dez dias para os dois turnos de produção a partir de 10 de julho. A fábrica mais antiga da Volkswagen em território nacional produz o Polo, o Nivus, o Virtus e a Saveiro.
Fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP)
Por fim, a única que não sofrerá com a paralisação será a fábrica de São Carlos (SP). Nesta planta são produzidos 70 modelos diferentes de motores.
Volkswagen anuncia paralisação na produção brasileira - Vrum
Read More
No comments:
Post a Comment