Essas cópias saturaram o modelo de negócio e derrubaram a qualidade do produto. Segundo os donos, as concorrentes não mantiveram o nível de excelência do produto, o que, com a conjuntura econômica da época, fez com que o negócio entrasse em crise.
A novidade não virou hábito de consumo; as pessoas só queriam experimentar. Para Diego Oliveira, professor de Marketing, Mídias e Inovação da ESPM, a crise também esteve relacionada à forma como os consumidores viam as paletas: como uma experiência pontual, e não contínua.
Com toda essa conjuntura, mais de 100 lojas fecharam as portas. Ao fim dos contratos de franquia, que duravam de 3 a 5 anos, os negócios não foram renovados. No auge do empreendimento, em 2015, havia 113 pontos de venda exclusivos da Los Paleteros pelo Brasil. Hoje, restam 4.
A marca precisou se reinventa
Marca passou a investir em pontos de venda em comércios, com freezers. Para superar a baixa, os fundadores investiram em um novo modelo de negócios, baseado em freezers com paletas espalhados por revendedores. Hoje, 80% das vendas vêm de freezers localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Empreendedores interessados podem usar freezers emprestados pela marca, sem custos, e comprar paletas para revenda. Outra opção é a compra de freezers, equipamentos de logística e paletas para a distribuição — casos em que o valor é personalizado.
Do sucesso à reinvenção: saiba o que aconteceu com a Los Paleteros - UOL Economia
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