Rechercher dans ce blog

Monday, December 11, 2023

Como o Dólar se comportou no mercado Argentino após posse de Javier Milei - BM&C NEWS

O futuro comportamento do mercado financeiro argentino, sobretudo o comportamento das cotações do dólar blue e do dólar oficial, tem sido um ponto de grande interesse para a população do país. A posse do novo presidente, Javier Milei, ocorreu recentemente e muitos se questionam sobre como isso pode impactar a economia nacional. Hoje, um forte indicativo desse possível comportamento é observado por meio do mercado de criptomoedas.

Os mercados tradicionais, como o de ações e o cambial, não operam aos fins de semana, o que pode instigar mais a curiosidade sobre o que pode acontecer na segunda-feira. No entanto, o mundo das criptomoedas não para e o comportamento do chamado dólar cripto tem sido um forte indicativo do cenário econômico futuro.

Como funciona o mercado cambial argentino?

Na Argentina, a cotação do dólar blue, que é um valor extraoficial da moeda norte-americana, no contexto do fim de semana, referência-se ao mercado paralelo uma vez que os mercados tradicionais não estão em operação. Semelhantemente, o dólar oficial, o dólar solidário, o dólar contado com liquidação, o dólar bolsa e o dólar atacado seguem a mesma regra. Por sua vez, o dólar cripto continua a operar nos fins de semana, apresentando-se como uma referência relevante para a tendência cambial.

A cotação do dólar cripto durante a posse de Javier Milei

O dólar cripto manteve uma tendência estável, com poucas variações. Ele chegou a ser cotado no mercado por $980 para compra e $1040 para venda. Comparativamente, o dólar blue fechou o mercado em $970 para compra e $990 para venda no dia 7 de dezembro de 2023. O dólar oficial, por sua vez, apontou um aumento na tabela do Banco de la Nación Argentina (BNA), sendo cotado a $382,50 para compra e $400,50 para venda nessa mesma data.

O cenário do risco país e das demais cotações

Outro indicador econômico importante neste cenário é o risco país, que é um instrumento desenvolvido pelo JP Morgan e que calcula a diferença paga pelos títulos do Tesouro dos Estados Unidos em relação aos dos demais países. No dia 7 de dezembro, esse índice situou o risco país da Argentina em 1.896 pontos básicos.

Ainda sobre as demais cotações, o dólar MEP, também conhecido como dólar bolsa, fechou no dia 7 de dezembro a $982,95 para a compra e $986,61 para a venda. Já o dólar turista, encerrou com o valor de $700,88. Por fim, observamos o dólar atacado que acabou cotado a $355,10 para a compra e $356,05 para a venda.

Os indices econômicos e as moedas de outras nações também chamam a atenção. O euro oficial, por exemplo, fechou no valor de $379,00 para compra e $397,00 para venda, enquanto o euro paralelo, habitualmente mais caro, cotou a $1000 para compra e $1054 para venda. Já o real, a moeda brasileira, fechou no valor de $70,45 para compra e $78,45 para venda no mercado formal, ao passo que a cotação de mercado informal apresentou valores de $95,00 e $100,00 respectivamente.

Estes indicadores e moedas representam o comportamento econômico e comercial da Argentina no cenário internacional. Para os argentinos, são valores importantes para desenhar a previsão das movimentações econômicas, sobretudo neste momento de troca de governo.

Adblock test (Why?)


Como o Dólar se comportou no mercado Argentino após posse de Javier Milei - BM&C NEWS
Read More

No comments:

Post a Comment

Petrobras anuncia redução de 2% do preço do gás natural para as distribuidoras - G1

1 de 1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Fot...